AGENDA

Programação:


O evento começa a partir das 7h, e a programação conta com atividades socioambientais, exposições e espaços temáticos gratuitos.

Coleta do microlixo

Serão coletados da areia da praia de Stella Maris resíduos com pequenas dimensões indetectáveis pelos meios convencionais para o recolhimento do lixo nas praias. Papel de bala, tampinhas de garrafas e bitucas de cigarros são alguns exemplos de microlixos.


Soltura de tartarugas marinhas com o Projeto TAMAR:

Antes da soltura, o público poderá ter contato com filhotes recém-nascidos, saber informações sobre a espécie e o trabalho desenvolvido pela instituição.


Plantio

Serão plantadas no canteiro central 25 mudas de restinga, de espécies como aroeira de praia, gauchina do mangue e abricó. As mudas, doadas pela Secis, serão plantadas pelos alunos do colégio Gênesis, de Stella Maris, com orientação de monitores e biólogos.


Limpeza do fundo do mar de Stellla Maris:

Pela primeira vez, o Passando o Rodo realiza parceria com o Projeto Fundo Limpo, que tem como objetivo retirar lixo acumulado do fundo do mar. A atividade será realizada por mergulhadores profissionais envolvidos com o projeto.


Estação Reciclagem:

Local onde a cooperativa Canore fará o depósito e a triagem de todo o material recolhido na areia e produzido durante o evento, selecionando o que poderá ser reaproveitado.


Campeonato de surf:

Os alunos da Stella Surf School serão divididos em cinco equipes e participarão de todas as atividades do evento. Ao final, eles participam de um campeonato de surf no formato Tag Team e a equipe que marcar mais pontos será a vencedora.


Biodiversidade:

Local onde serão realizadas pelos parceiros do evento exposições interativas e oficinas.


  • ECOA (Centro de Ecologia e Conservação Animal (ECOA)/ UCSal: exposição sobre seres que habitam a restinga e estratégias para sua conservação.
  • TAMAR: exposição sobre as tartarugas marinhas, principais ameaças e estratégias para conservação.
  • COMPOSTAR: oficina para a compostagem dos resíduos orgânicos gerados no evento.
  • SALVA VIDAS: oficina e exposição sobre ações preventivas contra afogamentos e medidas para os primeiros socorros.
  • ARTESANATO: oficina para a produção de objetos com uso de materiais recicláveis.